quarta-feira, 5 de março de 2008

Opas entrega à Anvisa sistema de vigilância de medicamentos


O Brasil passará a contar com um sistema eletrônico para a notificação de problemas ocorridos com medicamentos. Nesta terça-feira (04) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) irá receber o módulo de notificações de eventos adversos para medicamentos, doado pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Brasil foi escolhido pela Opas para ser o pioneiro no uso desta nova ferramenta na América Latina. A cerimônia de entrega ocorrerá durante o Simpósio Nacional Notivisa – Um Novo Paradigma para a Vigilância Sanitária.

De acordo com a adjunta de diretor da Anvisa, Beatriz Mac Dowell, esse sistema será o principal instrumento da farmacovigilâ ncia nacional e possibilitará que profissionais de saúde, consumidores e indústrias notifiquem os eventos adversos ocorridos com medicamentos. A farmacovigilancia é o trabalho de acompanhamento do desempenho dos medicamentos que já estão no mercado. As ações da farmacovigilâ ncia são realizadas de forma compartilhada pelas vigilâncias sanitárias dos estados, dos municípios e pela Anvisa.

O módulo doado pela Opas permitirá que o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e, em especial, a Anvisa, possam elaborar alertas e tomar medidas sanitárias a partir de informações locais, estaduais e nacionais baseadas nas notificações recebidas. "A inserção desse módulo da Farmacovigilancia no Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa) fecha uma importante lacuna no sistema", explica Mac Dowell.

Para o representante da Opas no Brasil, James Fitzgerald, este é um avanço importante já que permite a participação ativa da população na notificação de eventos adversos ocorridos com medicamentos. "Sabe-se, que, quanto mais forte for o sistema nacional de farmacovigilância e de notificações, mais provável será que decisões regulatórias equilibradas sejam tomadas na liberação de novos medicamentos" , afirma.

Notivisa

O Sistema Nacional de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa) é um sistema informatizado em plataforma web, desenvolvido pela Anvisa para receber as notificações de problemas com os produtos sob vigilância sanitária. Medicamentos, vacinas, produtos para saúde, hemocomponentes, cosméticos, produtos de limpeza e agrotóxicos são alguns dos produtos cujos eventos adversos podem ser notificados.

As informações recebidas auxiliam no aperfeiçoamento do conhecimento dos efeitos dos produtos e ajudam na regulação do que é comercializado no país. Os dados também subsidiarão a identificação de reações adversas ou efeitos não-desejados dos produtos que não tenham sido identificados na fase de pesquisa do medicamento.

Informação: Ascom/Assessoria de Imprensa da Anvisa

Nenhum comentário: